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eventos:blender:2019:08:10

Essa é uma revisão anterior do documento!


Oficina de Blender 2.80

10/08/2019

Começa às 9h30 e vai até o último ir embora. No Calango! De grátis! 😉

Oficina mão na massa de Blender!

Tragam notebook com o Blender 2.8 instalado!

Se quiserem trazer desktop, temos 3 monitores à venda no Calango! Quem trouxer desktop pra usar com eles, ganha desconto para levar o monitor pra casa!

Mouse e teclado (com teclas numéricas) são opcionais, mas altamente desejáveis.

Prestem atenção à versão do Blender que utilizaremos. É a 2.80, recém lançada.

Quem baixar da Steam já estará com a versão certa: https://steamcommunity.com/games/365670/announcements/detail/3268969185112357827

No Ubuntu, a versão disponível na data do evento ainda é a 2.79b. Baixe a versão atualizada no site oficial: https://www.blender.org/

Atalhos de teclado úteis

shift + rodinha = pan g = mover (grab) r = rotacionar s = redimensionar (scale) esc ou botão direito = cancela

shift + botão direito = posiciona cursor shift-s = movimenta o cursor para um ponto selecionado

x ou del = apaga. x pede confirmação

x,y e z dentro de uma transformação = fixa o eixo shift + (x,y,z) = fixa os outros dois eixos (exceto o selecionado)

1,2,3 = vértices, arestas, faces (pontos, linhas, faces)

alt+s, alt+r, alt+g = reset de escala, rotação, movimento

t = tools (barra à esquerda) n = numbers (barra de opções à direita)

os números recebem operações matemáticas (+,*,/,^, etc)

f = fill (cria face) ctrl + alt + 0 (numpad) = posiciona a câmera na vista atual z = troca entre modos wireframe, sólido, renderizado, etc h = esconde alt+h = mostra (desfaz esconder)

ctrl+j = join = junta objetos ctrl+p = vincula objeto a um pai

ctrl + alt + espaço = modo full screen

bevel - botão esquerdo + girar rodinha = aumenta resolução

modifiers - array = associar a empty e rotacionar empty - boolean - build = cria animação de construção

outliner (scene collection) = sumário / índice

opções de rendering: - film - transparent = fundo transparente (só objetos) - tiles = CPU = 32 ou 64

       	= GPU = 512

- denoising = layers → denoising (no final)

eventos/blender/2019/08/10.1565316754.txt.gz · Última modificação: 2019/08/09 02:12 por otavio