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eventos:blender:2019:08:10

Oficina de Blender 2.80

10/08/2019

Começa às 9h30 e vai até o último ir embora. No Calango! De grátis! 😉

Será uma oficina mão na massa de Blender! A ideia é usar o Blender até decorar os atalhos mais importantes.

O que levar

Tragam notebook com o Blender 2.8 instalado!

Se quiserem trazer desktop, temos 3 monitores à venda no Calango! Quem trouxer desktop pra usar com eles, ganha desconto para levar o monitor pra casa!

Mouse e teclado (com teclas numéricas) são opcionais, mas altamente desejáveis.

Prestem atenção à versão do Blender que utilizaremos. É a 2.80, recém lançada.

Quem baixar da Steam já estará com a versão certa: https://steamcommunity.com/games/365670/announcements/detail/3268969185112357827

No Ubuntu, a versão disponível na data do evento ainda é a 2.79b. Baixe a versão atualizada no site oficial: https://www.blender.org/

Comida e bebida

A geladeira do Calango tem açaí e bebidas (refrigerante e cerveja) à venda. A aquisição destes produtos ajuda a manter o Calango aberto.

No almoço vamos tentar comer juntos em algum restaurante da quadra. O Careca (restaurante chinês) é um dos nossos favoritos.

Um lanchinho para ir beliscando ao longo do dia sempre é bem vindo!

O que você precisa saber

Baixe o programa em casa e veja se entende a lógica do programa. Explore a interface, tente estragar alguma coisa. Depois tente consertar. Depois tente estragar de novo. Esse é o jeito hacker de fazer as coisas.

Você não precisa saber nada para participar da oficina, mas é bom ter tentado fazer alguma coisa para tentar entender o que parece ser mais difícil para você.

Atalhos de teclado úteis

shift + rodinha = pan g = mover (grab) r = rotacionar s = redimensionar (scale) esc ou botão direito = cancela

shift + botão direito = posiciona cursor shift-s = movimenta o cursor para um ponto selecionado

x ou del = apaga. x pede confirmação

x,y e z dentro de uma transformação = fixa o eixo shift + (x,y,z) = fixa os outros dois eixos (exceto o selecionado)

1,2,3 = vértices, arestas, faces (pontos, linhas, faces)

alt+s, alt+r, alt+g = reset de escala, rotação, movimento

t = tools (barra à esquerda) n = numbers (barra de opções à direita) números recebem operações matemáticas (+,*,/,^, etc)

f = fill (cria face) ctrl + alt + 0 (numpad) = posiciona a câmera na vista atual z = troca entre modos wireframe, sólido, renderizado, etc h = esconde alt+h = mostra (desfaz esconder)

ctrl+j = join = junta objetos ctrl+p = vincula objeto a um pai

ctrl + alt + espaço = modo full screen

bevel - botão esquerdo + girar rodinha = aumenta resolução

modifiers - array = associar a empty e rotacionar empty - boolean - build = cria animação de construção

outliner (scene collection) = sumário / índice

opções de rendering: - film - transparent = fundo transparente (só objetos) - tiles = CPU: usar 32 ou 64; GPU: usar 512 - denoising = layers → denoising (no final)

eventos/blender/2019/08/10.txt · Última modificação: 2019/08/09 02:48 por otavio